Posse de novos Desembargadores no TJMT

Ao transcorrer de seus quase 150 anos de trajetória, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) configura-se como instituição fundamental de salvaguarda do Estado Democrático de Direito em nosso Estado. Recentemente, a instituição ganhou ainda mais força, ao integrar a seu quadro de membros oito novos Desembargadores.

O evento se oficializou em uma solenidade marcada por representatividade e significado, sete novos desembargadores e uma desembargadora foram empossados, reforçando o compromisso com uma justiça mais próxima, transparente e eficaz para todos os cidadãos do Estado.

“Em um momento marcado por desafios e transformações, celebrar a posse dos novos desembargadores é reafirmar o compromisso com a paz social, a integridade das relações e a consolidação do Estado Democrático de Direito”

A posse desses novos membros da corte é um marco na busca pela excelência judicial e na efetiva entrega de serviços à população mato-grossense. Como mencionado pela Presidente do Tribunal, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, “essa conquista é reflexo da necessidade técnica de mais juízes para movimentar o acervo processual, que, apesar dos esforços de magistrados e servidores, continua a crescer devido a um constante ingresso da sociedade às portas da Justiça para ter garantidos os respectivos direitos.”.

Importante destacar que a escolha dos novos desembargadores atendeu aos critérios regimentais de merecimento e antiguidade aos magistrados de carreira, além das vagas reservadas ao quinto constitucional dos representantes da OAB/MT e MPE/MT, em total respeito ao art. 94 da Carta Magna, buscando garantir uma composição plural, equilibrada e democrática na corte julgadora.

Insta salientar que a ampliação do quadro de magistrados agrega conhecimento e experiência ao Poder Judiciário estadual e auxilia para que ocorra uma melhor distribuição da carga de trabalho, apontando para uma justiça mais célere.

Em um momento marcado por desafios e transformações, celebrar a posse dos novos desembargadores é reafirmar o compromisso com a paz social, a integridade das relações e a consolidação do Estado Democrático de Direito.

Dados específicos sobre Mato Grosso destacam a relevância do Judiciário. Com um corpo robusto, composto por 39 desembargadores, além de 252 juízes de Direito em atividade, o Poder Judiciário demonstra sua capacidade de resposta aos desafios contemporâneos e sua dedicação ao serviço público.

Sobretudo em um Estado como o nosso, terra de vastas riquezas naturais e diversidade cultural, a importância de um judiciário exemplar transcende a mera aplicação da lei. Ele é o guardião dos direitos fundamentais, o baluarte da justiça social e o fiel depositário da confiança dos cidadãos.

Assim, parabenizamos os empossados ​​pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, reiteramos nosso apoio e confiança na busca constante por uma justiça mais transparente e eficiente para todos os cidadãos.

Excelentíssimos Desembargadores Rodrigo Roberto Curvo, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, Lídio Modesto da Silva Filho, José Luiz Leite Lindote, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Marcos Regenold Fernandes e Hélio Nishiyama, recebam nossas boas-vindas e anseios de que suas brilhantes trajetórias continuem engrandecendo o nome do nosso Estado.

You May Also Like